Informações

Tire dúvidas antes de viajar!

Istambul

DESTAQUES

Faça um tour pelo magnífico Palácio Topkapi, visite às intrigantes dependências do HAREM e viva as emoções do mundo proibido do sultão.

Conheça os pequenos vilarejos do Bósforo. O percurso de barco mais longo, dura cerca de 6 horas. O melhor é optar por um trecho mais curto, parando para almoçar em algum deles.ORTAKOY é o mais simpático e tem excelentes restaurantes.

Perambule pelo bairro de CUKURCUMA, repleto de artistas, galerias e cafés.

Perca-se nas ruelas do imenso GRAND BAZAAR, inebriando-se com sua profusão de cores, odores e sabores.

Prove um legitimo “Narguile”. Existem cafés espalhados por toda a cidade, porém os mais autênticos estão na área de TOPHANE.

Não deixe de conhecer o famoso Hotel Pera Palace, reduto de renomados intelectuais, na época do celebrado trem Orient Express. Agatha Christie foi hospede frequente e o imortalizou em um de seus livros.

Reserve tempo para um “Hammam”- tradicional ritual turco. Os mais históricos são o CEMBERLITAS, próximo ao Grand Bazaar em Sultanahmet e GALATASARAY(o mais antigo da Turquia), em Beyoglu. Você sairá verdadeiramente renovado.

Veja a fantástica coleção de mosaicos e afrescos bíblicos da IGREJA DE ST. SAVIOR EM CHORA. Fica no simpático bairro de EDIRNEKAPI, repleto de belas casas de madeira lindamente restauradas.

Cruze o Bósforo de balsa, no final do dia, contemplando o pôr do sol sobre a cidade, ao som do canto dos "Muezzins" que anunciam o momento da oração. É mágico!


COMER E BEBER

As tavernas turcas são chamadas de “Meyhane”. É imperdível visitar pelo menos uma. Na animadíssima Nevizade Sokak, rua de Beyoglu, você encontra centenas delas. O ZARIFI e o SOFYALI 9 são excelentes. Tome um “Raki” (bebida a base de aniz) acompanhado por uma seleção de “Mezes”(pratos pequenos de petiscos frios e quentes) e curta toda atmosfera do lugar.

Em Istanbul come-se muito peixe. O difícil mesmo é escolher o restaurante. O KORFEZ em Kanlica, fica à beira do Bósforo, do lado asiático, chega-se lá de táxi aquático. Os “calamari caramelizados ” e o “robalo em crosta de sal” são fantásticos. O lugar é simples e a experiência, inesquecível.

Na cobertura do luxuoso Marmara Pera, o MIKLA é o endereço da moda para os descolados locais. De design sofisticado, tem um ótimo cardápio continental. No final da noite é animadíssimo. Peça uma mesa no terraço.

Outra boa pedida é o TOPAZ que serve excelente comida das culinárias clássica otomana e mediterrânea e tem uma incrível vista sobre o Palácio Dolmabahce.

O KIYI é o mais famoso restaurante de Istanbul e o preferido dos endinheirados. Tem ambiente de Riviera, publico tipo ST. Tropez e um vasto e excelente cardápio de peixes. De Setembro a Janeiro, a pedida é o "Lufer"- peixe azul, uma iguaria do Bósforo. Para completar, seus terraços oferecem pitoresca vista panorâmica da Baia de Tarabya.

Não deixe de provar um “Doner Kebab”. Os melhores são do DEVELI. Datado de 1912, tem 5 andares e é uma verdadeira instituição nacional.

No Hotel W encontra-se uma unidade do SPICE MARKET, do mesmo dono do badalado restaurante de NYC, com cardápio asiático e décor fantástico.

Em Ortakoy, vilarejo à beira do Bósforo, faça uma pausa no badalado HOUSE CAFÉ, de ambiente eclético e cardápio internacional. No verão, de seu terraço, tem-se a melhor vista da BOSPHORUS BRIDGE, uma das pontes que cruza o estreito.

Faça como os locais e prove um típico doce turco acompanhado de um café também turco, num dos muitos “MUHAKEBICI” espalhados pela cidade.

Na área de Sultanahmet, uma boa opção é o MOZAIK, de ambiente classicamente Otomano e cardápio internacional, além dos tradicionais e criativos pratos turcos.

No 13º andar do Edifício Besiktas Plaza fica o ultra trendy VOGUE– bar e restaurante. Procure sentar-se no terraço para um drinque, admirando o pôr do sol sobre o Bósforo.

O restaurante mais lindo de Istanbul, fica em EMEIRGAN, a aproximadamente 30 mins de distância do centro. De moderna e premiada arquitetura, todo envidraçado, belíssimo e com um impecável cardápio internacional, o MUZEDECHANGA é o restaurante do momento, perfeito para um almoço ensolarado, à beira d’água. Seu irmão mais velho, o CHANGA, é igualmente ótimo, chique e moderno e fica mais perto, nas proximidades da Praça Taksim.

O PANDELI é outra instituição da cidade e por isso um pouco turístico. Vale por suas lindas salas azulejadas e ótima localização, próxima ao mercado Egípcio. Abre só para almoço.

O 360 ISTANBUL, em Beyoglu, muito frequentado pelos locais, é uma mescla de restaurante, bar e discoteca. Fica numa cobertura e tem um belíssimo terraço com vista ímpar da cidade.

O terraço do ULUS 29 tem uma fantástica vista do Bósforo e é uma excelente pedida para o verão. Super reservado e muito lindo serve pratos tradicionais Otomanos, mesclando estilos ocidentais e orientais.

Considerado por muitos o restaurante mais bacana da cidade, o ANGELIQUE, serve comida italiana no andar de baixo e comida internacional no andar de cima. Peça uma mesa no terraço de frente para as águas do estreito para desfrutar do panorama. Mais tarde, o local vira palco dos DJS do momento que se apresentam diante de uma vista esplêndida de todo o Bósforo.


COMPRAS

O Grand Bazaar é uma festa! Apontamos aqui algumas de nossas lojas preferidas: ABUDULLA e o MUHLIS GUNBATTI com uma fantástica seleção de tecidos especiais, incluindo Kilims e Suzani. A belíssima cerâmica turca, do IZNIK CLASSICS & TILES. Casacos de couro, no KOÇ DRI e DERIMOD. Tapetes no SISKO OSMAN e KALENDER CARPETS. Não deixe de conferir também os belíssimos colares de âmbar e lápis lázuli.

No BAZAR EGÍPCIO, vale deliciar-se com os figos secos, perfumadas especiarias, os pistaches e os lokums. Dizem que o Viagra natural turco lá vendido é muito procurado!

O Lokum é o mais popular doce turco, também conhecido como "Turkish Delight". A loja original data de 1777 e fica no 129 da Istklal Caddesi, rua principal que liga Beyoglu a Taksim.

Compre um Jeans do renomado designer turco RIFAT OZBEK na MAVI JEANS, com várias lojas espalhadas pela cidade, e saia desfilando essa grife pouco vista por aqui.

O bairro mais exclusivo se chama NISANTASI. Lá você encontra lojas de grifes internacionais, a BEYMEN, espécie de Saks de Istanbul e o elegante SHOPPING KANYON, esse com mais de 160 lojas sofisticadas, como a famosa HARVEY NICHOLS e o estrelado restaurante chinês HAKKASAN de Londres.

Para garimpar antiguidades, artigos Retrô e Vintage, visite o simpático bairro boêmio de CUKURCUMA..

Artigos para casa, com design Otomano, você encontra no HAREMLIQUE.

O melhor lugar para comprar presentes autênticos e contemporâneos é o OZLEMTUNA. É lá que os locais fazem suas compras.

O ADDRESISTANBUL é um shopping super moderno, inteiramente dedicado a design e estilo de vida. Vale conferir.


BY NIGHT

O lugar mais “IN” da cidade fica dentro do complexo SANTRA ISTANBUL MUSEUM. A pedida é ir as sextas ou sábados.

No verão, não perca o REINA no bairro de Ortakoy. Todo aberto e à beira do Bósforo, serve drinques e jantar. Depois vira uma enorme balada ao ar livre, de frente para as águas do estreito.

Também em Ortakoy, o BLACKK é a mais animada casa noturna de Istanbul para dançar, comer e beber num refinado ambiente 5 estrelas.

Copyright © Montenegro Empresas Virtuais 2015